sexta-feira

Como recuperar arquivos apagados / deletados do seu HD, disquete, pendrive, celular e câmera digital.

Perder algum tipo de arquivo valioso é uma das coisas mais desagradáveis que podem acontecer enquanto se usa um computador. Às vezes acontece por acidente. Às vezes apagamos um arquivo que achavámos que não teria mais utilidade mas pouco tempo depois você precisa dele.

Felizmente, devido a forma com que os arquivos são manipulados, ainda é possível recuperar arquivos apagados dependendo de certas circunstâncias. Vou explicar rapidamente porque isso acontece.

Obs.: Nesse tutorial, vou usar bastante o termo "Dispositivo de armazenamento". Essa será uma definição genérica que pode se referir a HDD do seu computador, pendrive, armazenamento do seu celular/câmera. Você interpretará dependendo do seu contexto.

Observe essa figura abaixo:

freeundeleteA figura acima está sendo usada como exemplo para ilustrar um dispositivo de armazenamento (HDD, Pen drive, etc…). Os blocos brancos são os espaços vazios e os vermelhos são os que estão em uso. É exatamente isso que seu dispositivo de armazenamento faz, ele marca as partes que estão em uso e as que estão disponíveis. Assim, da próxima vez que um arquivo for gravado ele saberá onde ele não deve gravar.


Agora obeserve a figura abaixo:

freeundeleteNela foi dado o comando para que fosse apagada metade dos dados, que é a área cinza. Mas, ao invés de realmente apagar os dados (deixando a área em branco), ele simplesmente marca aqueles dados que você mandou apagar de forma que da próxima vez que o sistema de arquivos quiser gravar alguma coisa ele pode usar tanto o espaço em branco como esse espaço marcado como "disponível". É por isso que é possível recuperar boa parte dos arquivos que foram apagados.

Mas há alguns problemas. Se após você ter apagado o arquivo você tiver usado bastante o dispositivo de armazenamento, copiando, criando e movendo arquivos, é bem provável que durante esse uso alguns arquivos novos tenham sido gravados por cima dos que foram marcados como "apagados". O que torna praticamente impossível a recuperação completa do arquivo. Então fica o aviso: Se você precisar recuperar um arquivo, faça o mais rápido possível e use o mínimo possível o dispositivo de armazenamento, assim suas chances de recuperar o arquivo aumentam consideravelmente.

Agora vamos ao tutorial de como recuperar os arquivos apagados do seu HD, pen drive, dispositivo USB, celular ou câmera digital.

Primeiro será necessário que você baixe aqui (1MB) e instale o programa FreeUndelete. A instalação é muito simples e fácil. Mas há um detalhe, se você quer recuperar arquivos no HDD do seu computador, é altamente recomendável que você baixe e instale o FreeUndelete num dispositivo de armazenamento externo, como um pen drive ou um HDD externo USB. Isso evita a possibilidade que justamente a instalação do FreeUndelete seja feita por cima do arquivo que você deseja recuperar.

Configurando e procurando os arquivos a serem recuperados.

- Depois de instalado, abra o FreeUndelete e a tela abaixo aparecerá.

freeundelete
- Agora é hora de fazer os últimos ajustes antes de começar a recuperação do arquivo.

Na coluna da esquerda você escolherá o drive onde está o arquivo apagado que você deseja recuperar.

No campo "Filter found files" você pode definir se quer procurar por um tipo específico de arquivo. Por exemplo, se o que você procurar for uma música em MP3, você mudará o valor da caixa de texto de ‘*.*’ para ‘*.mp3′ (sem as aspas ‘), se procurar por fotos JPG mude para ‘*.jpg’. Caso você não esteja certo que tipo de arquivo você procura, ou quer examinar todos os arquivos, deixe o valor da caixa de texto como ‘*.*’ .

No campo "Undelete selected file(s) to:" você escolherá onde os arquivos recuperados serão salvos. Um detalhe que você deve notar é que a Unidade de disco de onde você está recuperando os arquivos e a unidade de disco que você salvará os arquivos recuperados não podem ser a mesma. Então, caso você só tenha uma partição no seu HDD, será necessário um dispositivo de armazenamento externo como um pendrive para salvar seus arquivos recuperados.

Após configurar tudo corretamente, clique no botão ‘Scan’ no canto susperior esquerdo da janela e aguarde. Se você estiver tentando recuperar arquivos de um HDD e este for de grande capacidade, isso pode demorar um pouco.

Recuperando os arquivos

Logo após a procura por arquivos apagados terminar, você deve ver uma tela como a mostrada abaixo:

freeundelete- Na lista, clique no arquivo que você quer recuperar. Note a coluna "Status". Ela informa as chances de recuperar seu arquivo: poor (pobre), average(média), normal, good(boa) e Excellent (excelente). Agora clique no botão "Undelete", no canto inferior direito da tela. Espere alguns instantes e seu arquivo será recuperado.

Observação: Algumas vezes você consegue recuperar o arquivo, mas por algum motivo ele não abre ou funciona como deveria. Isso é causado porque antes de você recuperar o aquivo algum outro arquivo foi gravado sobre alguma parte dele, o que o corrompeu. Ou seja, quando se está tentando recuperar um arquivo um pouco de sorte ajuda bastante.

0 comentários:

Postar um comentário

 

CyBeR.CoM Copyright © 2009 Black Nero is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal Distribuído por Templates