sexta-feira

Remova arquivos duplicados e libere espaço no seu HD.

Arquivos duplicados podem ser um mal mais comum do que parece. Eles são ruins porque além de ocupar bastante espaço no HD desnecessariamente (removi 977MB de arquivos duplicados! com o programa que usarei nesse tutorial), muitas vezes acabam deixando o computador lento. Há vários programas que tem a função de remover arquivos duplicados, mas o diferencial do Duplicate File Finder é a sua rapidez e o fato dele indicar somente arquivos seguros para se excluir (a não ser que você indique para ele procurar por arquivos de sistema).

Ele compara arquivos tanto pelo nome como pelo tamanho, o que aumenta e muito as chances de encontrar os arquivos duplicados. Abaixo vai um tutorial de como usá-lo para remover os arquivos duplicados.

- Tutorial de remoção de arquivos duplicados.

Primeiro baixe o Duplicate File Finder aqui. Não é necessário instalá-lo. Ele vem num arquivo compactado zip. Caso não tenha um descompactador, dê uma olhada nesse post que indica vários descompactadores de arquivos grátis.

- Ao executar o Duplicate File Finder, você verá a janela abaixo. No canto superior direito da janela há três opções. A primeira pede para o programa incluir arquivos vazios na busca por arquivos duplicados, a segunda torna a busca por arquivos duplicados mais rápida (mas menos eficiente) e a terceira alterna a forma que os arquivos duplicados serão ordenados. Eu recomendo deixá-las desmarcadas

Duplicate File Finder

- Escolhendo as pastas para procurar arquivos duplicados.

Agora você deve escolher a pasta que deseja verificar se há arquivos duplicados.
Você pode escolher múltiplas pastas a serem procuradas, ou caso queira que o programa procure em todo seu computador (mais recomendado), escolha toda a unidade de disco (se tiver mais de uma partição, basta selecioná-las).
Para isso clique no botão "Add path", na janela que se abrir, escolha a pasta que deseja procurar, ou caso queira procurar no computador todo, escolha "C:". Caso você tenha outras partições no seu computador, selecione-as também.

- Escolhendo quais arquivos procurar.

Logo após você escolher o local que deseja procurar por arquivos duplicados, você deve indicar que tipo de arquivo deseja procurar no campo "File types to search…". Caso você escolha "*", quer dizer que ele procurará por todos os tipos de arquivos duplicados no local que você especificou. Caso você tenha especificado para que ele procure em todo o seu computador, você deve prestar bastante atenção no relatório de arquivos duplicados. Aparecerão muitos arquivos terminados em ".dll", ".exe" , ".ocx" e alguns outros. Alguns deles são arquivos de sistema e é normal que existam mais de uma cópias deles no seu computador. Então só remova-os se tiver certeza que eles são dispensáveis.

Já caso você queira procurar somente por arquivos mp3 duplicados, basta você preencher no campo "File types to search…" com "*.mp3" (sem aspas). Caso você esteja procurando por arquivos de texto do Word, preencha com "*.doc", e assim com qualquer tipo de arquivos que você esteja procurando. Nesse exemplo do tutorial, estou procurando por arquivos de texto do bloco de notas, então preenchi com "*.txt". Após escolher o tipo de arquivo que você procura, clique em OK e você verá listado o local onde você quer procurar os arquivos duplicados.
Clique em "Start search" para que o programa comece a procurar os arquivos duplicados e aguarde.

- Removendo os arquivos duplicados.

Após o término na busca, uma lista será gerada listando os arquivos duplicados. E então você terá duas opções, escolher um a um os arquivos duplicados que deseja apagar e depois clicar em "Delete all checked files" para que eles sejam apagados, ou clicar em "Delete all duplicates", o que apagará todos os arquivos duplicados. Após isso, uma janela de confirmação surgirá para lhe perguntar se você tem certeza que deseja apagar aqueles arquivos, clique sim para confirmar.


Obs.: Na parte inferior da janela há algumas informações úteis que você deve reparar. "Duplicated files" informa quantos arquivos duplicados foram achados, "Files searched" informa quantos arquivos foram verificados, "Searched space" informa quanto no total os arquivos procurados ocupam no seu HD e "Wasted space" informa quanto no total os arquivos duplicados ocupam no seu HDD.

Pronto. Agora você liberou espaço no seu HD e aliviou um pouco mais seu sistema, o que pode deixá-lo mais rápido.

0 comentários:

Postar um comentário

 

CyBeR.CoM Copyright © 2009 Black Nero is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal Distribuído por Templates